Abuso de autoridade espiritual na igreja.
- Francinaldo araújo
- 4 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Obedecer a seu líder/pastor é uma benção, porém há muitos que não se importam com suas ovelhas, com suas famílias, mas apenas querem ver resultados e como ditadores acham que são donos de sua vida e que você deve obedecer sem questionar nunca.

“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria, não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. ”
Hebreus 13:17
O primeiro ponto é que temos que obedecer aos líderes/pastores e como líderes devemos ser obedecidos, mas até onde vai essa autoridade?
O segundo ponto é que um líder de verdade não precisa de autoritarismo, mas as pessoas o seguem porque reconhecem a sua liderança. Jesus não se intitulava, mas as pessoas o reconheciam e o seguiam; Ele mesmo falou: “Eu sou o bom Pastor, o bom pastor dar a sua vida pelas suas ovelhas”. As pessoas o seguiam porque ele passava o verdadeiro amor e a verdadeira autoridade.
Mas muitos não tendo capacidade, nem argumentos falam em nome de Deus e como se fossem o próprio Deus, mas Deus não falou nem mandou, foi eles mesmo.
Não toquem no ungido do Senhor.

Há líderes que não tendo argumento para solucionar o problema, eles falam: “Não toquem no ungido do Senhor”.
O termo "ungido do Senhor" é usado para os reis de Israel por serem escolhidos por Deus. Veja a incoerência.
No texto abaixo vemos que Davi questionou a Saul sobre sua conduta, sua maldade e colocou nas mãos de Deus os seus atos.
"O Senhor, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão."
1 Samuel 24:15
Muitos líderes quando questionados falam que é rebeldia, levante, obra de satanás, mas um líder de verdade não, um líder de verdade vai ter a resposta certa.

Outros não aceitam questionamentos teológicos. Vou citar um exemplo da vida real que aconteceu comigo.
Em uma escola dominical surgiu um questionamento sobre o assunto de mulheres serem consagradas ao diaconato, o irmão que estava dando aula não conseguiu responder à pergunta, o pastor também não conseguir responder ao aluno, eu no caso tinha estudado o assunto mais a fundo e expliquei o assunto para o aluno e os demais que estavam lá e citei que tinha estudado no dicionário bíblico wycliffe da CPAD (casa publicadora das assembleias de Deus).
O pastor não conseguiu entender o que eu falei e ficou muito irado achando ele que eu estava discordando da visão da assembleia de Deus, ele levantou, falou o mesmo que eu, falou que esses dicionários não eram confiáveis kkkk, e depois falou assunto encerrado! tentando me calar de qualquer forma. Ora essa, o dicionário que ele falou mal é da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, ao qual os escritores da revista da escola dominical usam ele como base para os estudos e citações feitas na própria revista ou seja ele nem ouviu, nem entendeu, mas apenas quis mostrar quem que manda.
Resumindo, o líder não estava preparado de forma alguma para entender, talvez por seu pouco estudo ou por sua arrogância ou até mesmo algum preconceito contra minha pessoa, mas o fato é que muitas vezes o ajudei com seus erros teológicos ou com sua falta de conhecimento, mas nesse momento ele foi muito infeliz em sua atitude.
Muitos são assim, não tendo o que falar simplesmente mandam abafar o caso, dando o famoso "cala a boca!"; outros enfiam o dedo na cara do irmão, outros chegam a absurdos de proíbe a pessoa de visitar parentes para que não perca os trabalhos na igreja, proibir namoro e até o casamento.
Humilhar obreiros e membros diante da igreja também é um abuso, não podemos ficar chamando a atenção das pessoas no púlpito, isso é feio e desnecessário, para apenas dar demonstração de poder e de uma falsa autoridade.
São tantos os excessos que não dar para citar todos, mas apenas exemplificar.
Tais lideres são alienados e nada sabem acerca de cuidar de ovelhas.
Lembre-se que um bom líder aconselha, mas nunca pode tomar a decisão por você.
Já aconselhei muitas pessoas, mas a decisão é da pessoa, de seguir ou não o conselho; mesmo sabendo que vai dar errado não temos o direito de mandar em decisões da vida ninguém.
O assunto é vasto e será abordado novamente em outra ocasião.
Curta e compartilhe o Blog.
Comments