DICAS PARA PROFESSORES INICIANTES DA ESCOLA DOMINICAL.
- Francinaldo araújo
- 5 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Tudo que fazemos para Deus tem que ser com excelência, o trabalho de ensinador da palavra de Deus é algo de extrema importância, por isso mesmo desenvolvi esse estudo para ajudar.

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra". 2 Timóteo 3:16-17
Esse material de estudo visa auxiliar a professores iniciantes ou despreparados, tendo em vista o despreparo de muitos ensinadores da E.B.D. É fato que ninguém sabe de tudo, mas isso não pode ser uma desculpa para não saber de nada.
Apenas ler a revista da escola dominical não é dar aula, nunca saber ou ter resposta também não.
A preparação.
Antes de tudo, sabemos que a oração é fundamental para que tudo em nossa vida de certo, é lógico, que você pode preparar um estudo muito bom, mas se não orar, não vai adiantar, vai ser um estudo vazio e sem autoridade.
Ter a definição de a qual tipo de público se vai falar.
Conhecer o público que você vai ministrar a aula é de suma importância.
Exemplo: Há pessoas que não sabem ler? Qual o grau de escolaridade da sua sala de aula? Fundamental? Médio? Acadêmico? É um público masculino, feminino ou misto?
Por que eu falo isso? Porque é fundamental saber a quem vai se falar e preparar um material de acordo com a idade, escolaridade entre outras coisas.
Exemplo: Eu não posso preparar uma aula totalmente teológica para um público adolescente, porque eles não vão assimilar o conteúdo e vai ficar enfadonho, cansativo, um desânimo só, ou seja, uma aula que ninguém vai aprender ou muito menos vai querer voltar.
Material didático que ajude ao público assimilar o conteúdo.
Banners, Data show, imagens, mapas, desenhos, escrever ou desenhar.
No geral as pessoas aprendem vendo, ouvindo ou praticando (no caso aqui, participando da aula).
Material didático que ajude o professor.

O professor tem que ter um material bom para dar uma aula explicativa com excelência, para tirar as dúvidas dos seus alunos, sem bons livros sobre o assunto abordado fica difícil dar uma boa aula, sem bíblias de estudo, comentários bíblicos, dicionários bíblicos, atlas bíblicos, livros que tratem de assuntos específicos, livros de crítica textual, hermenêutica,
Exegese e outros, além lógico da leitura da bíblia, é necessário ter lido a bíblia inteira uma ou mais vezes, sem esses materiais ou parte deles é impossível de ser um bom professor.
Muitos professores se mantem apenas com o que está em uma revista, sendo que há muito conteúdo e assuntos à serem abordados, isso limita o aprendizado e o interesse da classe.
É notório ver muitos professores completamente perdidos em meio ao assunto disposto na revista, lembre-se que quando alguém sai de casa para aprender, tal pessoa quer sair com certo conhecimento adquirido, e nós ensinadores temos a obrigação de suprir essa sede de conhecimento de Deus.
O ponto principal de uma aula é o aluno aprender e não o professor mostrar que sabe. Excesso de conteúdo e leitura de muitos versículos não é produtivo para a aula e torna ela muito chata.
Quanto ao estudo é bom estudar o assunto, entender cada versículo citado na aula ou lição, entendendo o texto e o seu contexto. Enfim tirar todas possíveis dúvidas que você tem ou que o seu aluno pode ter.
Manter-se dentro do assunto central da aula.
É comum no meio da aula surgirem perguntas que não tem nada a ver com o tema central da aula.
O que fazer?
Se a pergunta for muito fora do tema, peça com delicadeza para passar essa resposta em outra ocasião para não perder o foco da aula. Muitas vezes surgem assuntos que não tem nada a ver com o tema, e esse assunto perpetua por toda a aula; se estudando tudo, menos o tema em questão.
Perguntas.
Nunca entre em temas que você não domina, em assuntos aleatórios ou em testemunhos longos que não acrescentam nada ao tema da aula.
Não tenha vergonha de dizer que não sabe, é melhor falar que não sabe do que tentar inventar e alguém desmentir você. Ninguém é obrigado a saber de tudo, e lembre-se que eventualmente pode ter assistindo a aula, muitas pessoas que tem muito mais conhecimento que você.
Conhecimento é fundamental.
É fundamental para um professor, fazer um curso teológico, dê preferência a os que sejam através da sua igreja evitando contradizer aquilo que a sua igreja acredita: Sua teologia, doutrina, costumes, linha de pensamento, ou seja se eu estou pregando em uma igreja Assembleia de Deus que segue a linha teológica do Arminianismo, é logico que eu não vou prega ou ensinar doutrina Calvinista, e vou ler livros de conteúdo Arminiano principalmente e distinguir entre os dois pontos.
Francinaldo Araujo Faustino.
Comentarios